sexta-feira, 9 de abril de 2021

Os Irmãos Karamazov 

O Filme



Os Irmãos Karamazov é um filme de 1958 feito pela MGM, baseado no romance de 1880 de Fyodor Dostoevsky. Foi dirigido por Richard Brooks e produzido por Pandro S. Berman. O roteiro foi escrito por Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Richard Brooks. Foi inscrito no Festival de Cinema de Cannes de 1958. Os irmãos são interpretados por Yul Brynner, Richard Basehart e William Shatner em sua estreia no cinema.


1. Enredo

A história segue Fyodor, o patriarca da família Karamazov, e seus filhos. Quando ele tenta decidir sobre um herdeiro, a tensão entre os irmãos aumenta, levando a brigas internas e assassinato.


2. Elenco

 - Yul Brynner como Dmitri Karamazov
 - Maria Schell como Grushenka
 - Claire Bloom como Katya
 - Lee J. Cobb como Fyodor Karamazov
 - Albert Salmi como Smerdyakov
 - William Shatner como Alexey Karamazov
 - Richard Basehart como Ivan Karamazov
 - Gage Clarke como advogado de defesa
 - Judith Evelyn como Anna Hohlakov
 - David Opatoshu como capitão Snegiryov
 - Simon Oakland como Mavrayek
 - Frank DeKova como capitão Vrublevsky


3. Produção

Marilyn Monroe estava em negociações para interpretar o papel de Grushenka, mas vários relatos conflitantes surgiram na época em que o filme entrou em produção. Um executivo da MGM disse que ela recusou o papel em parte porque estava esperando um bebê, mas o agente de Monroe negou e alegou que o estúdio nunca havia lhe feito uma oferta. Richard Brooks disse que Monroe teria dado uma "boa" Grushenka, mas afirmou que as negociações fracassaram "por causa de suas demandas contratuais e problemas pessoais". Carroll Baker foi a próxima escolha para o papel, mas a Warner Bros. a colocou em suspensão e não a emprestou depois que ela se recusou a interpretar Diana Barrymore em Too Much, Too Soon. Em vez disso, Maria Schell entrou em cena, fazendo sua estréia no cinema americano.
O filme foi rodado de junho a agosto de 1957 em locações em Londres e Paris.



4. Recepção

As críticas contemporâneas foram misturadas a positivas. Bosley Crowther do The New York Times escreveu "Exceto por um final meio feliz que embota a ironia do drama, [Brooks] fez um bom trabalho comprimindo a substância do livro. Mas, acima de tudo, Sr. Brooks e Sr. Berman colocou na tela um grande respingo de drama vigoroso e paixão envolvendo personagens robustos e interessantes. " A Variety declarou "A suntuosa e sensível produção da MGM de Pandro S. Berman não sacrifica a arte ao entretenimento nem perde o entretenimento em uma falsa concepção do que constitui arte. 'Os Irmãos Karamazov' deve ser um dos sucessos comerciais do ano." Harrison escreveu: "Excelente é a palavra para esta versão cinematográfica envolvente e vigorosa do romance épico de Fyodor Dostoyevsky ... A atuação é excelente, com atuações brilhantes feitas por Lee J. Cobb, como o pai lascivo e astuto, e por Yul Brynner, como seu filho mais velho impetuoso e de temperamento explosivo." 


Em uma crítica geral positiva para o Los Angeles Times , Philip K. Scheuer chamou o desempenho de Brynner de "impressionante" e escreveu que Lee J. Cobb como Fyodor "consegue atingir um acorde reconhecível e responsivo com o público", mas descobriu que Grushenka, de Maria Schell, foi representada "com um persistente sorriso de Mona Lisa que, para mim, não era apenas estranho ao papel da prostituta venal e materialista, mas também estava incompreensivelmente em desacordo com suas mudanças de humor." John McCarten do The New Yorker declarou que o filme "dura cerca de duas horas e meia, a maior parte das quais seria melhor você gastar em alguma busca mais gratificante ... Acho que o Sr. Brooks, além de ser sobrecarregado com atores que simplesmente não conseguem enfrentar as obrigações que assumiram, nunca luta com as idéias que Dostoievski estava tentando propor." Ele ainda escreveu: "Não há nada da profundidade de Dostoievsky ou da excitante exploração dos motivos. Todos os irmãos surgem como pessoas totalmente inexplicáveis. É difícil ter simpatia por Dmitri e não ficar constrangido com Alyosha ou desdenhoso de Ivan. As performances sugerem que o elenco nunca soube realmente do que se tratava."


De acordo com os registros da MGM, o filme arrecadou $ 2.390.000 nos Estados Unidos e Canadá e $ 3.050.000 em outros mercados, resultando em um lucro de $ 441.000.


The Brothers Karamazov - Official Trailer 1958



Os Irmãos Karamazov - Dublagem Telecine 1958






Nenhum comentário:

Postar um comentário